Fiscalização – Excessos

No afã de fiscalizar as empresas, empregadores, organizações e entidades em geral, alguns agentes fiscalizadores tendem a se exceder, arrogando autoridade e inventando modos de multar os fiscalizados, sem o devido respeito aos trâmites e direitos previstos na legislação.

Infelizmente alguns fiscalizados, na afoiteza de “livrarem-se” da fiscalização, agem com incorreção, ora ocultando livros e documentos, ora até oferecendo “propinas” ao agente fiscalizador.

A conduta do fiscalizado é importante, já que tanto a propina quanto a ocultação de documentos e livros solicitados é inadmissível segundo a lei.

Ao ser fiscalizado, o contribuinte deve, em primeiro lugar, solicitar a identidade funcional do agente. A partir daí, é imprescindível que se faça o atendimento da autoridade fiscalizadora, dentro da normalidade e regras previstas em lei. Uma das regras é que a solicitação de documentos e livros seja efetuada mediante apresentação do devido termo escrito e assinado pelo agente fiscalizador.

Entretanto, mesmo considerando a conduta adequada do fiscalizado, se houver excessos ocorridos durante a fiscalização, culminando com uma multa, por exemplo, estes excessos precisam e podem ser questionados. O contribuinte não deve se intimidar ou ser pressionado por circunstâncias específicas (como “pressão para pagar propina”), já que dispõe de um arcabouço jurídico de defesa.

Pensando nestas situações e baseados em casos práticos, diversos profissionais das áreas tributária, contábil, trabalhista e jurídica juntaram seus conhecimentos e publicaram obras específicas, contendo modelos de defesas e métodos legais de apoio ao fiscalizado. Conheça algumas destas obras:

Contém 30 modelos de Recursos Administrativos e Defesas de Auto de Infração Trabalhistas. Clique aqui para mais informações Contém 9 modelos de Impugnação/Defesa de Auto de Infração - Receita Federal do Brasil - RFB. Além de modelos práticos utilizados no dia-dia, serve como base de estudo, por se tratar de casos reais, os quais dão noção dos meios de impugnação de Auto de Infração da Receita Federal. Clique aqui para mais informações.  Contém 7 modelos de Impugnação/Defesa de Auto de Infração, elaborados em casos práticos de autuações. Forme sua base de defesa, adquira nossos modelos! Não se tratam apenas de esquemas e sim de teses consolidadas. Mais de 230 páginas de conteúdo! Clique aqui para mais informações. A impugnação ao auto de infração pode ser realizada pelo próprio Contribuinte, pelo seu Contador, Administrador, Advogado ou outro profissional com conhecimento do assunto, não há exigência legal da assistência de um profissional do Direito. Mais de 200 páginas de conteúdo, descritos, e vivenciados por profissionais da área Jurídica. Clique aqui para mais informações.

Manual de Defesa Tributária